Pré-moldados de concreto X pré-fabricados.

By in
518
Pré-moldados de concreto X pré-fabricados.

As construções de hoje são muito diferentes das de décadas anteriores. Novidades do mercado de materiais facilitaram muito o processo, reduzindo gastos em manutenção e mão de obra e o tempo investido. Entre essas novas formas de construir, estão os pré-moldados de concreto e os pré-fabricados.

Mas afinal, qual a diferença entre ambos?

É o que entenderemos no post de hoje. Confira!

O que são pré-moldados de concreto?

São peças preparadas em uma fábrica e aplicadas na construção prontas para serem montadas como os pavimentos intertravados e blocos de concreto. Isso diminui consideravelmente do tempo total da obra e desperdício praticamente zero.

Semelhanças entre pré-moldados de concreto e pré-fabricados

Como vimos, os pré-moldados e os pré-fabricados têm semelhanças contundentes, ambos são produzidos fora do canteiro de obras, são moldados por encaixes e reduzem o tempo de construção.

Agora, vamos às diferenças?

Diferenças entre pré-moldados de concreto e pré-fabricados

A principal diferença entre os pré-moldados de concreto e os pré-fabricados dizem respeito justamente à minúcia dos testes antes da aplicação.

Enquanto os pré-moldados exigem condições controladas e aplicação de mão de obra especializada, os pré-fabricados, por serem fabricadas em escala industrial, exigem testes em laboratório e provas de resistência. A diferenciação é feita pela NBR 9.062/2016 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas.

A fabricação dos pré-fabricados é regulamentada pelas seguintes normas: ABNT NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento – e ABNT NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

Vantagens de pré-moldados e pré-fabricados

A principal vantagem da aplicação de pré-moldados e pré-fabricados é a redução considerável do tempo de obra. A construção pode ser finalizada em poucos dias.

Com perfis pré-moldados, a chance de ocorrerem erros é reduzida drasticamente, otimizando o processo como um todo.

Construções em pré-moldados ou pré-fabricados praticamente anulam o desperdício de material, já que tudo é adquirido na medida em que será aplicado nos moldes.

Ainda é possível obter isolamento térmico e acústico superior, com uma instalação muito mais prática. Por fim, a flexibilidade para alterar e dar manutenção nas instalações sempre que necessário completa a lista de resultados desse tipo de construção.

Essas são algumas das vantagens dos pré-moldados e pré-fabricados. Para saber mais, acompanhe nosso blog!

Deixe seu comentário abaixo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *